top of page
  • Foto do escritorGrupo skz

O que é BPO financeiro e quais os benefícios?


O que é BPO financeiro e quais os benefícios

Quais os benefícios de adotá-lo em sua empresa?

Você já deve ter se deparado com o conceito de BPO Financeiro, que nada mais é que a terceirização de atividades que não tratam diretamente do core business de uma empresa. Isto é, estamos falando daquelas atividades que não dizem respeito diretamente a razão de existir de uma organização.

Para melhor visualizar o que estamos querendo dizer, podemos pensar, por exemplo, em uma indústria química. Serviços como logística de transporte, limpeza e segurança tem pouco ou nada a ver com a  atividade-fim da companhia e delegá-los para uma empresa terceirizada, especializada nesse tipo de atividade, pode ser sinônimo de economia de recursos e melhores resultados.

No post de hoje, vamos explicar como tudo isso acontece na prática e quais os benefícios do BPO financeiro para a sua empresa. Não deixe de conferir!


Afinal, o que é BPO?

BPO é a sigla para Business Process Outsourcing. Em tradução livre significa terceirização dos processos de um negócio. Mas e quando estamos falando do setor financeiro? Quais atividades seriam objetos de uma terceirização? Vejamos algumas possibilidades nesse sentido.


Gestão de fluxo de caixa

Em meio à um setor financeiro altamente desorganizado, é de se esperar que quem está à frente do setor perca o controle de contas a pagar e os recebíveis. Em geral, isso leva ao pagamento recorrente de multas e juros, o que acaba por onerar o caixa da empresa ou, até mesmo, a inviabilização do negócio.


Conciliação bancária

A realização de conciliação bancária é outra atividade que pode ser delegada, sobretudo se sua empresa realiza grande volume de pagamentos diariamente. Nesse cenário, à desorganização também pode acarretar grandes problemas, já que qualquer inconformidade pode levar a prejuízos.


Gestão documental

A gestão documental é extremamente estratégica para qualquer empresa, já que todos os dados gerados por um negócio podem ser utilizados em relatórios gerenciais e processos de auditoria interna.

Quais os benefícios do BPO?

Visto o que é BPO financeiro e como a terceirização de processos pode funcionar, podemos tratar diretamente de seus benefícios. Basicamente, empresas terceirizam quando não tem expertise para dar bom encaminhamento a determinadas atividades. Dessa forma, se você vem percebendo que o setor financeiro de sua empresa não proporciona os resultados esperados e vem se observando problemas recorrentes, isso é sinal de que sua organização, por si só, não está apta a lidar com a gestão financeira.

Caso seja essa sua situação, não pense duas vezes e recorra ao serviço de BPO. Entre outros benefícios, você poderá desfrutar de:


Serviço de alta performance

Contratando a terceirizada certa, sua empresa terá à disposição um corpo técnico altamente qualificado para gerir seu setor financeiro. Para todas as atividades passíveis de terceirização, será possível perceber uma melhora sensível em termos de resultados.


Economia com pessoal

Muitas vezes, sua empresa não tem a intenção de recrutar profissionais no mercado para liderar as atividades ligadas à gestão financeira. Como se sabe, nem sempre à contratação será uma garantia de bons resultados, pois as mudanças,na maioria dos casos, precisam ser estruturais, o que um ou poucos profissionais não estão aptos a fazer. 

Com um serviço especializado de BPO financeiro, que fazem e já fizeram inúmeros processos de restruturação em outras organizações, é de se esperar resultados muito mais efetivos e que não envolvem a contratação de novos funcionários. Inclusive, com o melhor andamento das atividades, será possível enxugar o quadro de pessoal que atuam no financeiro.


Ganho de produtividade

Ganho de produtividade é outra dimensão a ser destacada quando se fala em BPO financeiro. Isso porque, dado o ganho de eficiência com o emprego de novos processos no setor financeiro, será possível fazer mais com menos.


35 visualizações0 comentário
bottom of page